VMWare e Storage
Servidores do Datacenter
Luciano Eduardo Caciato
Centro de Computação – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP luciano@ccuec.unicamp.br virtual switches permitem que as máquinas virtuais do mesmo servidor se comuniquem uma com as outras usando os mesmos protocolos que seriam usados sobre as switches físicas, sem a necessidade de um hardware adicional. E possuem VLANs compatíveis as VLANs das switches físicas e seguem o mesmo padrão de mercado.
RESUMO
Os datacenters estão passando por uma grande reestruturação para alinhar aos negócios da empresa e racionalizar e economizar os gastos com infraestrutura de tecnologia da informação. Com o barateamento dos servidores x86, o surgimento da computação cliente servidor e dos sistemas distribuídos, a idéia de um ambiente centralizado foi desconsiderado. Os servidores passaram a serem distribuídos por toda a organização agora baseada em plataforma barata. E com o aumento do poder do processamento, o barateamento das tecnologias envolvidas nas redes de storage, aumento da confiabilidade dos links de comunicação, a disponibilidade de banda e a virtualização, o conceito da consolidação do datacenter emergiu novamente, agora baseados em servidores padrão da industria.
Na arquitetura do datacenter com virtualização, todos os componentes como: rede, storage, servidores são virtualizados, agregando estes recursos heterogêneos em uma apresentação simples e uniforme de elementos no ambiente virtual.
A consolidação do datacenter é uma necessidade de extrema importância para o alinhamento dos negócios e diminuição do TCO. A virtualização é um dos principais componentes para esta consolidação, sendo que as empresas que não adequarem seus datacenters para este novo modelo ficarão menos competitivas no mercado e com isso terão um grande prejuízo em relação a seus concorrentes. Onde existia um grande servidor, hoje existem centenas e/ou milhares