Gestao ambiental
Delma Suely Rezende
Prof.: Karoline Tortoro
SUMÁRIO
AMEBÍASE
Delma Suely Rezende
Profª.Karoline Tortoro Barros Mestre
Sumário
1- Introdução: Amebíase é uma infecção do intestino grosso causada pela entamoeba histolystica, um parasita unicelular. por meio desta pesquisa intenciona-se levantar os dados desta doença contribuindo para que possa haver algum tipo de melhoria de condições para quem sobreviva com essa doença.
2-Objetivo: Nesta pesquisa objetiva-se pesquisar a amebíase como uma doença que pode ser tratada e levantar informações para melhor conhecimento da sociedade.
3- Metodologia: Internet, Revistas, Artigo, Livros.
4- Conclusão: Com essa pesquisa considero que a amebíase tem como tratar e assegurar um diagnóstico correto, dando a população além de trabalhos de sensibilização, medicamentos prescritos e administrados corretamente.
2- Amebíase
É uma infecção por parasito ou protozoário acomete o homem podendo ficar restrita ao intestino, tendo como principal sintoma a diarréia, ou não causando febre e sintomas diferentes dependendo do órgão “invadido”. mais frequentemente o órgão preferencial a ser comprometido é o fígado. O agente causal é a entamoeba hystolítica. Este parasita infecta aproximadamente a 1% da população mundial, principalmente a população pobre de países em desenvolvimento. Recentemente identificou-se um parasita com a mesma forma da entamoeba hystolítica que não causa doença ( entamoeba díspar). Isto é importante porque o achado da ameba nas fezes de um individuo não necessariamente caracteriza amebíase. A entamoeba díspar não é causadora de doença e a hystolítica pode estar presente no individuo e não causar doença. A diferenciação de uma para a outra é feita por exames de laboratório e raramente se mostra relevante.
Amebas são protozoários cuja locomoção se dá via expansões citoplasmáticas – pseudópodes. As pertencentes à família endamoebidae, como as dos gêneros entamoeba, iodamoeba e endolimax,