Gestao ambiental
Vinte anos após a Eco92, O Rio de Janeiro recebeu representantes de 190 países
(governantes e a sociedade civil), para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferencia das nações unidas sobre o desenvolvimento sustentável que ocorreu na cidade nos dias 13 a 22 Junho 2012, para definir uma agenda comum sobre o meio ambiente, nas próximas décadas como foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
• O Documento final da conferencia rio+20 é chamado o futuro que queremos, e tem 53 paginas e 283 parágrafos, os principais destaques são os
• Financiamentos dos países pobres (a erradicação foi considerado o maior desafio do planeta, o texto prevê ações diferenciadas entre os países ) os mais ricos dever gastar mais em ações de sustentabilidade por estar a mais tempo e de forma mais intensa prejudicando o ambiente. Facilitem também a transferência de tecnologia de desenvolvimento sustentável, para as nações mais pobres.
• Desenvolvimento sustentável, o documento não estabelece metas para o desenvolvimento sustentável, mas sugere a criação de um foro político dentro da ONU para debater o tema.
• Pnuma, o programa das nações unidas para o meio ambiente vai ser fortalecido, mas o texto não especifica como, o assunto deve ser resolvido na assembleia geral da ONU em setembro.
• Oceanos, o relatório defende a criação de leis internacionais para proteger os oceanos, e pede o compromisso dos países para recuperar e preservar a biodiversidade marinha.
• ****Avançamos muito em relação às conquistas da rio92(Dilma),o legado da conferencia e a mobilização de toda uma geração no Brasil e no mundo,em torno do desafio da sustentabilidade, cabendo aos governos e as organizações internacionais e a sociedade civil,por em pratica, tudo que ficou definido na rio mais 20.
Destacou o respeito aos direitos humanos, e erradicação da pobreza, como os principais pontos do documento. Apesar de não ter estabelecido prazo e metas