Gestantes e Parturientes
Título: A atuação do Serviço Social na consolidação das leis que amparam os direitos de gestantes e parturientes no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Natureza do projeto: Projeto de intervenção.
Local de aplicação: Hospital Geral Clériston Andrade
A quem se destina: Gestantes e parturientes da Clínica Materno Infantil do HGCA
Período de execução: de março a junho, agosto a setembro de 2013.
Responsáveis pela execução: Jamille Barbosa Moraes, Járede Lameque de Jesus Sirqueira e Raquel de Figueredo Pedreira.
2 INTRODUÇÃO O conhecimento adquirido através das experiências no espaço acadêmico e em campo de estágio despertou em nós o senso crítico a respeito de alguns pontos observados, e o tomaremos como desafio na busca de melhorias para os demandatários que utilizam do sistema único de saúde (SUS), destacando os direitos das parturientes e gestantes e a atuação do serviço social. O Programa Nacional de Humanização (PNH), criado em 2003 na secretaria executiva do ministério da saúde teve como foco a humanização que traz ao usuário do sistema um atendimento com mais dignidade e respeito, visando ampliar o espaço do sujeito nos processos de promoção da saúde, uma maior participação coletiva nas gestões, fomentando uma autonomia com melhoria nas condições de trabalho e atendimento. Nossa participação se dá nesse contexto orientando, aconselhando e estimulando as mães que estão internadas na Clinica materno infantil do Hospital Geral Cleriston Andrade, a oportunidade de conhecer seus direitos assim como está assegurado na, Portaria MS/GM nº 569, de 01/06/2000 que Institui o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
3 PROBLEMA
No período do estágio supervisionado I, tivemos a oportunidade de perceber a falta de conhecimento das usuárias sobre as leis que amparam as