Plano de estágio
CRAS ( CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
Área de estudo escolhida:
GRUPO DE GESTANTES
Tema do estágio:
A GARANTIA DOS DIREITOS DAS MULHERES GESTANTES E PARTURIENTES.
Justificativa do tema: Toda gestante necessita de cuidados específicos para assegurar uma gravidez tranqüila e a saúde do bebê que está a caminho. Além das mudanças orgânicas que a mulher sofre, o fato de a mulher estar carregando um feto no útero pede cuidados especiais durante este período. Na saúde da mulher, as gestantes possuem leis que as amparam, durante o pré-natal, no parto e pós-parto, sendo compostas por direitos sociais, direitos trabalhistas e os direitos da saúde que disponibiliza exames de sangue, papa Nicolau, urina, entre outros, tendo elas também o direito a políticas públicas de saúde, a humanização do parto, certidões de nascimento gratuitas para seus filhos, e ao planejamento familiar. Para tanto se faz fundamental conhecer seus direitos para que possam usufruir deles com dignidade. Dessa forma o serviço social procurará intervir de forma pedagógica, afim de que os direitos das mulheres gestantes e parturientes sejam respeitados e assegurados. Tendo como foco contribuir para o estabelecimento e fortalecimento de vínculos familiares. Este grupo constitui um espaço de reflexão acerca das experiências vividas durante a gravidez e oferece apoio as gestantes desde o início da gestação até os 06 primeiros meses do bebê.
Problema de pesquisa: Tendo em vista o grande número de gestantes no município cadastradas no PBF, vivendo em vulnerabilidade social, assíduas do projeto Mamãe Nota 10, como garantir seus direitos? Objetivo Geral:
Analisar a relevância do processo de fortalecimento das gestantes e parturientes em grupo socioeducativo e como lidam com a questão dos direitos na gestação, durante e após o parto.
Objetivos Específicos:
a) Ampliar os conhecimentos das usuárias