Gestalt
SUBTÍTULO – Sabia o que você precisa saber para conseguir um trabalho na área de web design.
Eae!
Td bele?
Iremos falar hoje sobre um assunto de grande relevância no design: Gestalt.
Se estuda, ou já estudou em algum momento da sua vida, design, psicologia, comunicação, artes, publicidade, etc; você já deve ser escutado e/ou lido sobre Gestalt.
Entender como funciona os princípios da Gestalt nos ajuda a criarmos de forma coerente, harmoniosa, alcançando a “boa forma”, a “boa pregnância.”
Nesse artigo veremos, principalmente, como o Gestalt pode nos ajudar na criação de interfaces digitais.
Então vamos começar!!
Neste artigo você descobrirá:
A escola da Gestalt
O que é Gestalt
As principais regras da Gestalt
A importância do Gestalt
Bônus Semiotica e Gestalt
Escola Gestalt
A Gesltat é uma escola de psicologia experimental. Os estudos começaram no final do século XIX ganhando corpo no início do século XX.
Os estudos Gesltats eram sobre como e consciente humano reagia em certos momentos e apreciações e usavam de conceitos psicológicos e filosóficos como base.
Gestalt é uma substantivo alemã de difícil tradução e que que significa forma, configuração... Não existe uma tradução literária para o português , é hábito manter-se o termo original. E deve-se sempre iniciar-se com maiúscula.
Christian Von Ehrenfels (filósofo austríaco), Max Wertheimer (psicólogo theco), Kurt Koffka (psicólogo alemão) e Wolfgang Köhler (psicólogo estoniano) são grandes nomes da vanguarda do Gesltat.
Eles foram responsáveis pela primeira escola sobre Gesltat. A Escola de Berlin de Psicologia.
Em meados de 1920 esses estudos chegam efetivamente ao EUA ( na época terra do Behaviorismo (veja aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo) ) graças ao nazismo.
Mas só a partir da 1980 que o Gesltalt ganha força nos países de língua inglesa.
No Brasil pode-se citar como Nilton Campos, Annita Cabral como percussores do assunto.
Para saber mais sobre a história go