Gestalt
Dados bibliográficos do autor:
Gaston Bachelard nasceu em Champagne (Bar- sur - Aube), em 1884. De origem humilde, Bachelard sempre trabalhou enquanto estudava. Pretendia formar-se engenheiro até que a Primeira Guerra Mundial eclodiu e impossibilitou-lhe a conclusão deste projeto. Passa a lecionar no curso secundário as matérias de física e química. Aos 35 anos inicia os estudos de filosofia, a qual também passa a lecionar. Suas primeiras teses foram publicadas em 1928 (Ensaios sobre o conhecimento aproximado e Estudo sobre a evolução de um problema de Física: a propagação térmica dos sólidos). Seu nome passa a se projetar e é convidado, em1930, a lecionar na Faculdade de Dijon. Mais tarde, em 1940, vai para a Sourbonne, onde passa a lecionar cursos que são muito disputados pelos alunos devido ao espírito livre, original e profundo deste filósofo que, antes de tudo, sempre foi um professor. Bachelard ingressa em 1955 na Academia das Ciências Morais e Políticas da França e, em 1961, é laureado com o Grande Prêmio Nacional de Letras. Bachelard morreu em 1962.
A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO
CONHECIMENTO GERAL DA OBRA:
A proposta neste livro é mostrar o grandioso destino do pensamento científico abstrato, para isso tem-se que provar que pensamentos abstratos não é sinônimo de má consciência científica, como parece sugerir a acusação habitual, será preciso provar que a abstração desobstrui o espírito, que ela o torna mais leve, mais dinâmico.
Para descrever o trajeto que vai da percepção considerada exata até a abstração inspirada pelas objeções da razão, vamos estudar inúmeros ramos da evolução científica. As diferentes etapas históricas do pensamento científico estão divididas em três períodos: O estado pré-científico, o estado científico e o novo espírito científico.
A tarefa da filosofia científica é muito nítida. Psicanalizar o interesse, derrubar qualquer utilitarismo por mais disfarçado que seja, por mais elevado que se julgue,