Gestalt
Principais autores e conceitos na Teoria da Gestalt
Tendo origem alemã, a Gestal surgiu em meados do século XX e somente mais tarde foi aperfeiçoada nos Estados Unidos. Esta teoria procura entender os comportamentos e elementos que chegam a nossa memoria, como um todo, sem reduzi-los, pois o todo é mais importante que a soma das partes. A organização em nossa mente ocorre sempre que comportamentos nos são apesentados, e há uma percepção imediata das relações. Entre os princípios da Gestalt mais estudados estão:
• Principio de fechamento ou completação:
Nossa percepção vem a completar ou acrescentar elementos em falta para completar a figura.
• Principio de proximidade:
Percebemos as partes que estão mais próximas como um todo, nossa percepção tende a agrupa-las.
• Principio da semelhança ou similaridade:
Tende a assimilar e agrupar objetos similares em suas formas.
• Principio da figura fundo:
Forma figuras distintas quando focada no fundo, o mesmo se focar na figura da frente é diferente do fundo.
Os principais percursores da Teoria da Gestalt são Max Werthiermer, Wol Fgang Köheler, Kurt Koffika, Kurt Lewin e o autor dos principais estudos. Dentre eles Max Werthirmer se destaca como percursor dessa teoria.
Max Wertheimer : Foi um psicólogo Checo, um dos fundadores da Teoria da Gestalt juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Nascido numa família judaica germanófona, durante sua juventude pensava em seguir carreira como músico; estudou violino, composição de música de câmara e sinfônica.
Em 1900, começou estudar na Universidade de Praga. Um ano após, mudou de curso, passando a estudar psicologia na Universidade de Berlin, sob a tutela de Carl Stumpf. Em1904, recebou seu doutorado na Universidade de Würzburg. Esta tese trata de um detector de mentiras empregando o método de associação de palavras. Em 1910 interessou-se pela percepção do