Gestalt
PERCEPÇÃO
Processo no qual um estímulo do meio ambiente é recebido e interpretado pelo indivíduo, sendo integrado em sua estrutura cognitiva, que se reorganiza em função disso. Portanto, perceber é tomar conhecimento de um objeto. Interação entre: ESTÍMULOS (ex: TAMANHO, FORMA, COR, MOBILIDADE, CONTRASTE, LOCALIZAÇÃO, ELEMENTO INSÓLITO) e SENSAÇÕES (mecanismo fisiológico pelo qual os órgãos dos sentidos registram os estímulos externos) E INTERPRETAÇÕES (consciência e atribuição de significados à realidade).
PROCESSO DE PERCEPÇÃO
1. As informações (estímulos) chegam ao cérebro -– EXPOSIÇÃO À INFORMAÇÃO.
2. Por meio de sensações (órgãos dos sentidos), o sistema nervoso central é mobilizado – ATENÇÃO.
3. O cérebro compara as informações recebidas com as informações que já possui, arquivadas e conceituadas, e atribui significados aos dados novos – DECODIFICAÇÃO e INTERPRETAÇÃO.
4. Esta percepção que o indivíduo desenvolve sobre o estímulo recebido resulta em um comportamento.
CARACTERÍSTCAS DA PERCEPÇÃO
SUBJETIVA
A interpretação dos estímulos recebidos é particular a cada indivíduo, de acordo com sua subjetividade (crenças, valores, experiências passadas) e personalidade. Pode haver discrepância entre o estímulo recebido e estímulo percebido - VIÉS PERCEPTUAL
SELETIVA
Seleciona-se os estímulos a partir de interesse e concentração. (ex: uma mulher grávida torna-se muito mais atenta a imagens de bebês e objetos relacionados do que quando não está gestante)
SIMPLIFICADORA
Temos a tendência a buscar simetria, regularidade, simplicidade e fechamento, evitando ambiguidades. Busca-se a boa forma e a separação entre figura-fundo. Quanto mais inteligível a forma, mais evidente é a separação em relação ao fundo. Um objeto com alta pregnância apresenta um máximo de equilíbrio, clareza e unificação visual. Sua organização formal facilita a compreensão e a rapidez de leitura.
ESTRUTURA DA PERCEPÇÃO
Totalidade: o todo é percebido de