Gestalt
Disciplina: Teoria existencial- humanista
ATPS - Os primórdios do existencialismo. Contexto Histórico e filosófico.
Profª. Denise Borella
Debora R de Souza Silva – RA 6618351817
Katheriny Fabiane Souza Santos – RA 6621347703
Leticia de Jesus Luis – RA 3770736488
Luciene Gomes de Almeida Silva – RA 6655347500
Sarah Lorena Lopes – RA 6271238960
Anhanguera Educacional
2014
Introdução
O Movimento Fenomenológico nasceu da preocupação de seu mais conhecido precursor Edmund Husserl, a fundamentar de forma rigorosa o conhecimento. É a partir dessa primeira diretriz que se forma a fenomenologia como forma de acesso ao conhecimento do mundo, caracterizando por pensadores provenientes de varias áreas que procuram conhecer seus objetos de estudos a partir de uma nova atitude, a atitude fenomenológica.
Anhanguera Educacional
2104
A fenomenologia é o estudo da compreensão e estuda o fenômeno da consciência, em sua essência e sua relação com o mundo, onde não a teoria nem rótulos levando em consideração a experiência de cada indivíduo. Analisando o ponto de vista individual, cada fenômeno vai se revelar de uma forma diferente.
O existencialismo se aproxima da fenomenologia, trazendo questionamento do modo de ser do homem no mundo, o ser só pode ser entendido se entender sua relação com o mundo sem rotular, continuando o pensamento da fenomenologia que não interessa falar sobre sofrimento e sim o sofrimento de alguém em particular. Entender a relação homem-mundo e o tema principal do existencialismo, assim como a fenomenologia o existencialismo questiona o que e o ser, colocando em questão a existência humana.
No existencialismo o Homem não está determinado a ser alguma coisa, o ser humano existe sem uma razão que o explique integralmente.
Sartre define o humanismo como qualquer doutrina que pense o homem tomando como critério aquilo que o