Gestalt
A Psicologia da Gestalt é uma das tendências das teorias mais ligadas a historia da Psicologia, desenvolvida por Christian von Ehrenfels (psicólogo), estuda as sensações de espaço-forma e tempo-forma(dado psicológico e dado físico). A base dessa teoria psicológica foi estruturada a partir de estudos que estabeleciam a forma e sua percepção.
Max Wertheimer, Wolfgang Kohler, Kurt Koffka iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento, baseado nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construindo assim uma teoria eminentemente psicológica.
Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica quando o estimulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que é na realidade.
A percepção é o ponto de partida e um dos temas centrais da teoria Gestalt. Na visão dos gestaltistas o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estimulo. Quando vimos uma parte de um objeto, ocorre uma tendência de restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo. Esse fenômeno de percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto).
O comportamento é determinado pela percepção do estimulo, portanto, estará submetido à lei da boa-forma, que é maneira de percebermos como um determinado estimulo desencadeia nosso comportamento.
O conjunto de estímulos determinante do comportamento é denominado meio ou meio ambiental, conhecido como: geográfico ou comportamental. O meio geográfico, é o meio físico em termos objetivos. O meio comportamental, é o meio resultante da interação do individuo com o meio físico, assim o comportamento é desencadeado pela percepção do meio comportamental.
A Gestalt define campo psicológico como um campo de força que nos leva a procurar a