Gestalt
Introdução 03
1.0 - Gestalt 04
2.0 - O que é a Gestalt Terapia 07 2.1 - História 07 2.2 - Uma nova visão do ser Humano 10 2.3 - Gestalt Terapia 12
3.0 - Princípios da Gestalt 14
4.0 - Exemplos 15
Considerações Finais 16
Referências Bibliográficas 17
INTRODUÇÃO
Este trabalho abrange conceitos, história, exemplos entre outros exposições que melhor detalham a Gestalt.
1.0 - GESTALT
Os gestaltistas consideram como sendo o mais significativo aspecto da experiência sua totalidade e inter-relacionamento. Para eles, qualquer tentativa de analisar o comportamento em partes estava condenada a falhar porque perdia a mais importante e distintiva característica da experiência - sua totalidade, organização e configuração. Nenhum estímulo tem um sentido ou significado constante; tudo depende do padrão de eventos circundantes. A água morna é sentida como quente por uma pessoa que tenha estado com a mão imersa em água gelada, mas é sentida como fria quando a mão esteve anteriormente na água quente. Uma pessoa de 1,80 parece pequena quando jogando basquete em uma equipe profissional, mas parece um gigante quando se encontra entre pigmeus.
A abordagem fenomenológica, dirigiu o interesse da psicologia da Gestalt para os processos de pensamento, raciocínio e solução de problemas. Outra área que ela produziu impacto foi particularmente a da percepção-visual.
Uma importante lei de organização perceptual da Gestalt é a de agrupamento perceptual. Tendemos a organizar nosso campo ou mundo visual em grupos significativos de objetos, configurações ou estímulos. O agrupamento ilustra claramente a noção geral da Gestalt de que o todo é diferente da soma de suas partes. Uma cena global, portanto, depende de como você vê a relação figura-fundo e de como as várias partes da cena estão organizadas umas em