GESTA O INDUSTRIAL 5A Semestre
GESTÃO INDUSTRIAL
UMUARAMA
2014
GESTÃO INDUSTRIAL
Produção textual interdisciplinar individual 5° semestre
UMUARAMA
2014
1. Introdução A Gestão Industrial é cada vez mais pautada pelo uso de metodologias, ferramentas e procedimentos adequados e eficazes, objetivando a busca contínua de melhor qualidade, maior produtividade e menores custos, gerando mais lucro para a empresa e/ou aumentando sua competitividade.
A contabilidade de custo tinha por grande finalidade determinar o custo dos produtos que eram produzidos na fábrica, hoje com sua evolução a contabilidade de custo tornou-se uma ferramenta essencial na gestão empresarial, sendo uma das principais fornecedoras de informação tanto para contabilidade financeira como para a contabilidade gerencial sendo fundamental para tomada de decisões.
A contabilidade gerencial vem se tornando cada dia mais importante para a organização, onde as informações fornecidas estão se tornando indispensáveis para o sucesso das organizações.
2. Diferença entre apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista
Custos são gastos com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços ou na comercialização de mercadorias. Exemplo: mão-de-obra, matéria-prima, mercadoria para revenda.
De acordo com a NPC 2 do IBRACON, “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”
Para Nogueira (2009, p.26) “Custo é todo gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço.