Abordagem estratégica dos ativos intangíveis
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Abordagem estratégica dos ativos intangíveis: um estudo de caso na Eletro Transol Indústria e Comércio de Materiais Elétricos LTDA
GOIÂNIA
2013
ANA CAROLINA MAIA FRANÇA
ERICK BARRETO DE CARVALHO
LORENA TELES
ROCHELLY GUTTERREZ DE FREITAS COSTA AMARAL
VINÍCIUS MARTINS FRANCO
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2º semestre, do curso de Administração do Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (IUESO) sob orientação dos professores do semestre.
Orientador: Juliano Martins Rodrigues
GOIÂNIA
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A mundialização do capital (globalização) e o avanço da tecnologia da informação vêm demandando das organizações transformações e adaptações contínuas, pretendendo acompanhar a maior agilidade dos processos bem como os mercados cada vez mais competitivos, mutáveis e exigentes por inovação e diversificação constante, a fim de que os seus capitais não deslizem na direção de seus concorrentes.
Essas mudanças são conseqüências, principalmente, da fonte de riqueza conferida pelos recursos intelectuais e pela inteligência humana que estabeleceram um novo cenário, no qual as organizações passaram a utilizar claramente o conhecimento como recurso econômico, conciliado aos recursos já existentes, como trabalho, terra e capital, como geração de riqueza e produção de benefícios intangíveis que agregam valor às mesmas.
Desta forma, percebe-se que, “o conhecimento estruturado e sistematizado é uma forma de geração e agregação de valor para as empresas”. (HOSS, et. al, 2009).
Este novo contexto da economia mundial vem sendo apontado por diversos