amor sem escalas
RESUMO DO LIVRO: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Pessoas, do curso Gestão de Recursos Humanos.
Turma: 311 – 1º Período.
Professora: Soraya
Nilópolis – R.J
29/05/2014
Introdução
As duas abordagens em foco neste livro a gestão do conhecimento e a gestão por competências vêm apresentar o crescimento nos meios acadêmicos e empresariais neste milênio.
Neste âmbito, segundo Drucker, a aplicação do conhecimento ao trabalho, seria a grande mudança paradigmática Sociedade da sociedade pós-capitalista.
É necessário retornar as raízes teóricas de ambas as abordagens. Elas podem ser situadas no contexto maior da economia das organizações.
A economia das organizações abrange, entre outras correntes, a administração estratégica. Tanto a gestão do conhecimento quanto a gestão por competências encontram-se em fase de consolidação no cenário mundiais.
O conhecimento na era na moderna: contemplação versus ação.
(Santos Agostinho 9354-430), que no inicio de sua vida foi um pecador herege, e mais tarde se tornou o principal filosofo de aera cristã. E foi como base na obra de Santo Agostinho que Hirschaman construiu seu ensaio a respeito dos Fundamentos do capitalismo moderno, que mais tarde veio orientar as concepções de dois grandes pensadores da era moderna: Montesquieu na França e Adam Smith na Escócia.
Origens da gestão do conhecimento por competência.
Nesta seção inserem-se a fronteira entre a economia e a administração; Que se denomina economia das organizações.
Economia dos Custos de transação: discute-se se custo de gerenciar as trocas economias através dos mercados pode sem mais alto Do que dentro dos limites da organização
Cora da agência: utiliza como ponto de partida as preocupações relacionadas aos custos de transação,