redação
Teste de medicamentos em Animais e seres Humanos
Animais são usados como cobaias dês do século XIX, para testar medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza e até mesmo veneno, antes de ser usado nos humanos. Com o tempo, usar animais como cobaias para testar esses produtos, ficou mais comum, e isso fez com que a produção destes, crescesse cada vez mais, e tivemos muitos avanços na produção de remédios.
Mas com isso também surgiram críticas, tanto políticas como da sociedade. Algumas pessoas não são a favor de experimentos em animais, e querem que os testes de medicamentos sejam proibidos. Na Europa, esse ano, foi aprovada novas regras que proíbem o uso de animais em testes científicos.
Mas aí a questão, se os testes em animais forem proibidos nos países, como será que ficaria a indústria farmacêutica?
Será que nossos avanços continuariam os mesmos, ou será que eles cairiam?
No ponto de vista científico, sem os testes, as farmácias estariam vazias, e não haveria como criar novos remédios sem testá-los antes em bichos de laboratório.
Também existem cobaias humanas, a maioria é voluntárias, que vão por conta própria e testam o produto, que pode ser alguma vacina contra vírus, produto cosmético, entre outros. Existem cobaias profissionais, são chamados e recebem pelo serviço, porém nem todos os países o isso é permitido. Todas as cobaias humanas têm que assinar um protocolo antes de fazerem os testes, para estarem cientes de que pode haver riscos ou efeitos colaterais, e também saberem o que será feito com elas durante o processo.
Você é a favor de testes de novos remédios em animais e em seres humanos (cobaias voluntárias)?
- Eu sou a favor de fazer testes em animais, é preciso, porque sem isso, não teríamos certeza se o produto vai ter um resultado positivo, e se fossem lançados sem essa certeza, com certeza aconteceria um desastre. E em cobaias humanas também, se a pessoa for por conta própria, estiver ciente do que pode acontecer e do