Artigo SILVA Caio
Alef Guilherme Zangari da Silva
Caio Cobianchi da Silva
João Guilherme Israel Ferreira
Universidade Estadual de Maringá (CRV)
RESUMO Neste artigo pretendemos discorrer sobre a experiência vivenciada pelos graduandos do curso de História da Universidade Estadual de Maringá - Campus de Ivaiporã - na realização do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no Colégio Estadual Antonio Diniz Pereira. Analisaremos a realidade do ensino público no município de Ivaiporã e, mais especificamente, do Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira, destacando os desafios enfrentados pelo mesmo e ainda as propostas para encará-los por meio do Projeto Político Pedagógico da instituição.
PALAVRAS-CHAVE: Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira; Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Projeto Político Pedagógico.
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
Por meio do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID - subprojeto de Ivaiporã – os graduandos do curso de História da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí, tiveram a oportunidade de compartilhar do cotidiano das escolas públicas de Ivaiporã e região. Dentre as instituições abarcadas está o Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira.
O colégio Antonio Diniz começou suas atividades em 26 de janeiro do ano de 1995 atendendo turmas de 5ª a 8ª série; em 2003 foram incluídas em sua grade as turmas de ensino médio, sendo essas reconhecidas no ano de 2006. A fundação do colégio se deu pela necessidade que a comunidade constatou de haver ensino de 5ª a 8ª série, pelo fato dos alunos terem de deslocar longas distâncias para estudar em outras regiões da cidade. Até então a comunidade contava apenas com um colégio municipal que atendia até a quarta série.
O terreno fora cedido em comodato com a prefeitura