GEST O E Organiza O Horizontal
Gestão e Organização Horizontal
Com a transformação do mercado de trabalho, é importante que a empresa consiga acompanhar essa tendência. O modelo de gestão horizontal, mais participativa, veio para contrapor o modelo de gestão vertical, no qual há a valorização da hierarquia.
O conceito é moderno e visa que as empresas estejam abertas para permitir que os funcionários desenvolvam projetos em colaboração com demais colegas de trabalho, possuam autônima para definir horários e metas, e tenham espaço para expor suas opiniões sem gerar qualquer constrangimento ou ressentimento dentro da empresa.
Com o avanço da competitividade entre as companhias, é indispensável ter profissionais com liberdade para inovar e buscar novas soluções para executar determinadas tarefas e, assim, agregar valor à marca.
Empresas que empregam o conceito de gestão e organização horizontal
Empresas de grande porte são famosas por empregar a gestão e organização horizontal em seu modelo de negócio. As empresas de Tecnologia da Informação (TI) são pioneiras nesse assunto.
Foto: © Depositphotos.com / depositedhar
Talvez a mais famosa delas seja o Google, cujo método de gestão é copiado por empresas de todos os portes ao redor do mundo. A Valve Corporation, empresa do ramo de games e a companhia de desenvolvimento de software, GitHub, são outros exemplos de empresas que seguem esse modelo de gestão.
O Brasil também não fica de fora dessa tendência. A Semco, fabricante de equipamentos, foi uma das primeiras empresas do país a utilizar o modelo de gestão participativa nos anos 80.
Anterior
TECNOLOGIA LIGADA AO CAPITAL INTELECTUAL E GESTÃO DE CONHECIMENTO
A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.