GEST O DEMOCR TICA NOS SISTEMAS E NA ESCOLA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ.
SECRETARIA ESCOLAR
RELATÓRIO DE PRÁTICAS PARCIAIS SUPERVISIONADAS
Aluna: Eliana Honorina de Brito
Tutora: Ricardo Bergamini
CACOAL – RO
2014
Apesar das transformações sofridas no decorrer da história, a escola representa a Instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Isso denota afirmar que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima necessário transmitir às novas gerações. Nenhuma outra forma de aparelhamento foi capaz de substituí-la.
No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. Para tal educação, devemos considerar o homem no plano físico e intelectual consciente das possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como uma sociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.
Com o auxílio do Módulo IV realizei no dia 01.07.2014 as seguintes atividades: Confecção das frequências dos servidores referentes ao mês de Julho/1. Requerimento de Licença Médica do servidor Rubens Monteiro. Ofício encaminhando o requerimento para CRE – Coordenadoria Regional de Educação. No período de 08:00h às 11:00h.
O resgate da escola pública através da valorização do magistério, de melhores salários e investimentos públicos na educação. Ele cobra das universidades a participação efetiva dos mestres na formação dos alunos das escolas públicas, que têm nas mãos a responsabilidade de ensinar os futuros professores. O Brasil tem se caracterizado como um país com