Gest o de Pessoas desde o Inic o dos Tempos
Esse trabalho consiste em abordar os aspectos relacionados à Gestão de Pessoas desde a era industrial há mais atual era da informação. Foram décadas de mudanças, e a área que antes era vista apenas como (o departamento de pessoal), agora passou a ser conhecida como a Área de Gestão de Pessoas, tornando-se uma importante atividade estratégica dentro das organizações.
Devido a vários fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, demográficos, entre outros, estamos vivenciando uma mudança rápida no mundo. Uma das áreas que mais sorveu essas mudanças foram as Áreas de Recursos Humanos, mudando inclusive a denominação, utilizando novos termos como: Gestão de Talentos, Gestão de capital Intelectual, Gestão de Parceiros ou Colaboradores e Gestão de Pessoas.
No passado, o departamento era mecanicista, resumindo-se a cumprimento de tarefas, obediência ao chefe e um controle centralizado. Nos dias de hoje, porém, com as mudanças e transformações no setor administrativo, os assim conhecidos como empregados e trabalhadores, hoje são colaboradores e os chefes por sua vez são os gestores.
Vamos explorar o assunto e conhecer os dados históricos que tiveram grandes influências para chegarmos onde estamos hoje.
2. A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS POR DÉCADAS
O Departamento de Recursos Humanos surgiu no século XIX, quando foi visto necessidade de os empregados serem administrados, em relação os fatores de produção e de registro de seus dados, tais como faltas e atrasos. . Na, naquela época, existia uma enorme inflexibilidade e uma frieza incalculável, principalmente na demissão de um funcionário. Quando o funcionário era chamado ao Departamento de Pessoal, já tinha em mente que seria demitido. Por muito tempo foi assim, e talvez, em algumas empresas isso ainda persista. As modificações foram iniciadas através de grandes organizações patrocinadas para fazer estudos e pesquisas, despertando o interesse em alguns fenômenos da psicologia organizacional e da