Gest o de MKT Atividade 3
Usuário
Curso
Teste
Atividade 3
Iniciado
Enviado
Status
Completada
Resultado da tentativa
Tempo decorrido
Instruções
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
O difícil controle da qualidade no setor agropecuário brasileiro
É incompatível se tornar o maior exportador de carne do mundo e conviver com regiões do país ainda em total descontrole sanitário. Começamos a pagar o preço da liderança. Nos últimos quatro anos a China tornou‐se grande importadora de soja. Expandimos a produção, ampliamos os portos, modernizamos as fazendas, fornecendo um produto de primeiríssima qualidade. Não conseguimos, porém, emitir um único certificado de qualidade consistente nesses anos todos. A China exigia um certificado informando a qualidade do produto. O Brasil enviava soja transgênica, de produção ilegal no país. Como certificar que não era, se era, e era ilegal ser? Desculpávamo‐nos. A China sabia o que queria comprar e sabia que a soja era boa. Devem ter achado curioso as idas e vindas do governo e do exportador brasileiro. Construiu‐se uma imagem de fragilidade institucional.
Neste ano os chineses erraram suas previsões e compraram mais do que deviam. Acumularam elevados estoques e prejuízos com a queda interna do preço do farelo. Indo ao porto identificaram um pequeno lote de soja que nunca deveria ter sido embarcado no Rio Grande, em flagrante desrespeito a critérios de qualidade, pois era tratado com fungicida para sementes.
Com a amostra do pequeno lote desmoralizaram o país inteiro. O próprio governo, talvez sabendo que não garante mesmo muito, vacilou. Um golpe comercial de sucesso e incalculável prejuízo. (Baseado na Reportagem “O Nó da qualidade) de Pedro de Camargo Neto, publicada na Revista Exame Edição 825 de 31 de agosto de 2004.
De acordo com os parâmetros de diferenciação de um produto, qual o parâmetro que a soja brasileira NÃO está conseguindo atender?
Resposta Selecionada:
b.
Conformidade
Resposta Correta: