Constru o de uma fonte de tensao
1. Introdução
Objetivo
Construir uma fonte de tensão que ligada em uma tomada 127 V CA e fornecer saída 12 V CC.
Contextualização
A fonte de alimentação CC é um dos mais importantes circuitos da Eletrônica, uma vez que ela é a responsável pela conversão da tensão alternada VCA, disponível na rede elétrica, em uma tensão contínua VCC regulada, adequada para o funcionamento correto dos demais circuitos eletrônicos de um sistema.
Então é necessário retificá-la e isto é feito através dos circuitos retificadores que convertem corrente alternada em corrente contínua.
2. Materiais e suas funções
Chave liga/desliga – Chave de partida manual para acionamento do circuito.
Fusível – Protege o circuito em caso de curto circuito.
Transformador 1,0 A – Tem como função, neste caso, reduzir a tensão alternada 127(CA) para 12(CA) que chegará à parte retificadora. Essa transformação é de acordo com a relação de espiras entre a parte primária e secundária.
Diodo 1N4007 – Tem a função de retificar o sinal CA para CC.
.
Capacitor eletrolítico 1000µF – Utilizado como filtro para eliminar o ruído em baixa frequência deixado pela ponte retificadora (diodos).
Capacitor cerâmico 0,33 µF – Usado se o filtro estiver distante do regulador, sua função é eliminar ruídos em baixa frequência.
Regulador de tensão 7812 – Permite uma saída 12V fixa com uma corrente de saída de no máximo 1,0A.
Capacitor cerâmico 0,1 µF – Usado se o filtro estiver distante do regulador, sua função é eliminar ruídos em baixa frequência.
Placa elétrica – organizar os componentes e dar estrutura ao circuito.
3. Procedimento
Com todos componentes em mãos foi iniciada a parte de montagem e testes do circuito.
Primeiro passo: Ponte retificadora:
Componente cuja função é transformar o sinal alternado proveniente do transformador em um sinal contínuo que alimentará o circuito. Utilizou-se quatro diodos ligados como o diagrama acima, formando a ponte.
O