Gest O De Equipamentos Inform Ticos
MATEMÁTICA
Módulo 6
“ Taxa de Variação”
Professora:
Daniela Almeida
Aluno:
Pedro Fernandes Nº 12-073
Índice
Introdução 3
1ºParte Definição 4/7
2º Parte Aplicação de exercícios 8/13
Conclusão 14
Introdução
O presente trabalho é sobre o tema do módulo 6 taxa de variação Os objectivos deste trabalho são adquirir conceitos e técnicas associadas que utilize na resolução de problemas que envolvam variações, interpretar física e geometricamente os conceitos de taxa média de variação e a taxa de variação num ponto também utilizando simultaneamente os estudos gráficos, numérico e analítico de funções, para conjecturar e provar resultados estudando o comportamentos das funções estudadas na sua relação com valores e sinais das taxas de variação em pontos do domínio.
Está organizado em 2 partes. Na parte 1 será abordado as definições para o estudo de uma função. Na parte 2 e a aplicação de exercícios.
1ºParte Definição
Definição de uma Função
Definimos função como a relação entre dois ou mais conjuntos, estabelecida por uma lei de formação, isto é, uma regra geral. Os elementos de um grupo devem ser relacionados com os elementos do outro grupo, através dessa lei.
Taxa média de variação
Para medir a maior ou menor rapidez de variação de uma função f, num intervalo [a,b] recorre-se ao seguinte quociente:
A que se chama taxa média de variação “taxa média de variação” de f, no intervalo [a,b].
Velocidade média
Quando uma função é em particular uma lei espacial ou seja uma relação espaço-tempo a taxa média de variação corresponde àquilo que correntemente se designa por velocidade média.
Por outras palavras a velocidade média é a taxa média de variação quando a função é uma relação entre o espaço percorrido por um móvel e o tempo de percurso.
Taxa de variação – derivada
Se , então a taxa de variação instantânea de y em relação a x no ponto é a inclinação