Atual situação da economia no Brasil.
de
Economia.
Alunos: Cícero Mansur, Fil Sanes S. de Souza, Yanca Daibes.
Professor: Alexandre.
Turma: Engenharia Civil – D
3º período – FASAP
Devido a crise econômica que o Brasil vem enfrentando a inflação se descontrola, juros aumentam e isso tem diminuído a demanda pelo crédito. Brasileiros andam com medo de arriscar e investir, pois as taxas tendem a subir enquanto houver aumento de inflação, consequentemente a oferta tendencialmente diminui.
Com a população comprando menos e a oferta sendo obrigada a diminuir, a produção também diminui, pois não ha consumidores para tais ofertas, um bom exemplo são as montadoras de carros, quem andam com os pátios lotados de veículos que não foram vendidos conforme o tempo esperado.
Com a produção em queda, é evidente que a diminuição das vagas de emprego vem com consequência, eu seja, mais pessoas desempregadas, menos dinheiro circulando e firmas indo a falência, o efeito da crise pode ser comparado à uma “bola de neve”, atingindo assim à todas as classes sociais. Com isso, a população se resguarda por medo das dividas aumentarem e pior, por medo de ficar sem dinheiro para pagar suas “pequenas dividas”.
Teoricamente passar por uma crise como essa é de certa forma uma maneira do país ir à falência, porém o governo pode e deve criar políticas públicas que estimulem o uso do credito, que gerem mais vagas de empregos e para que a população se sinta preparada para investir.
Bons exemplos para impulsionar tais estímulos são: a redução de juros para empresas manterem funcionários e aumentarem a produção, paralelamente estimulando o crédito e a renda da população, para que possam comprar mais, fazendo assim uma nova circulação de oferta e demanda, tentando assim controlar a inflação por meio de segurança de credito aos bancos e prestadores de tais serviços.
Outra forma de incentivar a produção é facilitar a exportação de produtos, recolhendo assim dinheiro de fora para controlar as dividas do país. A