GEST O DE CR DITO
GESTÃO DE CRÉDITO
AP – II – A importância do Mercado de Crédito para a economia mundial O mercado de crédito faz parte do mercado financeiro, é constituído basicamente por bancos comerciais, bancos múltiplos e sociedades financeiras. Essas instituições realizam diversas modalidades de crédito no mercado. Onde ocorre a concessão e tomada de crédito, ou seja, onde há instituições que realizam operações de financiamento de curto, médio e longo prazo, direcionadas aos empréstimos e financiamentos às empresas, que tomam recursos financeiros para atender necessidades de investimentos operacionais ou de capital, assim como concessão de crédito para financiar o consumo das pessoas físicas.
Porém a concessão de crédito pode ser considerada um investimento de risco, portanto, podem ocorrer problemas com a desvalorização da moeda, e até mesmo, o não pagamento. Por isso quando um cliente de uma destas instituições solicita um crédito, deve cumprir uma série de requisitos e estar consciente que a concessão de um crédito o fará sujeito a devolver o crédito com juros acrescidos e pré-estabelecidos na negociação.
Contudo, se o mesmo cliente goza da confiança da instituição por ter uma boa reputação no mercado, tem mais chances de conseguir um crédito mais personalizado e de comum acordo com quem lhe empresta.
Para ter uma noção da importância do crédito, foi observado o primeiro efeito da Crise
Econômica Mundial nos Estados Unidos, país no qual ela surgiu foi, “falta de crédito”.
A falta de crédito fez com que o consumo deste país caísse e por consequência as empresas passaram a produzir menos, gerando desemprego e queda de renda das pessoas. Em razão disso, os governos do mundo inteiro passaram a ter uma preocupação muito grande com o normal funcionamento do crédito na economia. E os agentes reguladores alcançar uma grande influência na fiscalização desse mercado.
O Banco Central é o órgão executivo central responsável por fazer cumprir o
funcionamento