Perfil Lino Ramos
A camisa de malha preta tem pregado do lado esquerdo do peito um adesivo com os dizeres “Mais mudanças, mais futuro” da atual presidente da república e candidata a reeleição Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT). De calça jeans azul escuro, sapatênis marrom com uma lista laranja, brinco na orelha direita e com os óculos escuros pendurados na gola da blusa, é assim que ele se apresenta. Tem pouco cabelo, mas o que tem é grisalho e localiza-se na parte de trás da cabeça. Já o cavanhaque é farto, muito bem aparado e sem um fio fora do lugar.
A turma estava á espera. Quando ele chegou acompanhado do amigo Dany Starling, o silêncio imperou pela sala de aula e os alunos com olhares indiscretos apenas o observavam. O convidado estava à vontade. Afinal, essa não é a primeira vez que ele está diante de uma turma de curiosos aspirantes ajornalistas. Cumprimenta a professora e os estudantes. Com uns quilinhos a mais e medindo 1, 76 m de altura, Lino Ramos, vai logo arrumando uma maneira de se ajeitar na cadeira, antes do dedo de prosa começar.
Nascido em 23 de agosto de 1967, na cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, Lino Ramos do Nascimento é o filho mais velho de sete irmãos. De família humilde, pai motorista e mãe dona de casa, o jornalista teve que começar a trabalhar desde muito jovem para ajudar financeiramente a família. Realizava alguns serviços para os comerciantes da região que em troca lhes davam uns trocados. Somente aos 18 anos, conseguiu seu primeiro emprego de carteira assinada e começou a trabalhar na Copasa.
Vivendo em uma região que respira política intensamente, Lino sempre foi consumidor de informação e interessado pelo assunto. Seu engajamento nessa área surgiu a partir das suas experiências pessoais e culturais que o auxiliaram em sua formação crítica sobre tema. “Meu interesse por política surgiu naturalmente, passei a me engajar com movimentos populares como a consolidação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos