Justi A O Que Fazer A Coisa Certa Capitulo 8
1. Resumo 2
2. Introdução 2
3. Desenvolvimento 2
a. JUSTIÇA, TÉLOS (PROPÓSITO) E HONRA (MERITOCRACIA). 2
b. PENSAMENTO TELEOLÓGICO 3
c. QUAL É O TÉLOS DE UMA UNIVERSIDADE? 4
d. QUAL É O PROPÓSITO DA POLÍTICA? 4
e. VOCÊ PODE SER UMA PESSOA BOA SEM PARTICIPAR DA POLÍTICA? 5
g. POLÍTICA E VIDA BOA 6
4. Conclusão 7
5. Referências 8
6. Bibliografia 8
1. Resumo
Abordando dilemas do nosso cotidiano o autor, deste livro levanta inúmeras questões interessantes sobre a justiça e o papel do governo, ressaltando os pontos fortes e fracos, e várias maneiras de pensar sobre justiça. Ele explora as doutrinas utilitaristas, liberalista e moralista. Sandel se baseia nos pensamentos de grandes filósofos como Aristóteles, Inmanuel Kant e John Rawls, utilizando exemplos da vida real para ilustrar estas filosofias.
Em cada caso, como o de Callie Smart, as diversas teorias são abordadas de forma a colocar em prática a capacidade de pensar do leitor e instiga ao debate do que é certo ou errado, observando sempre o principio da prática social, ou seja, todo propósito será recompensado com mais honra para aquele que o alcança da melhor forma. Fazendo com que todos revejam seus conceitos pré-estabelecidos do que possa ser a justiça.
2. Introdução
Michael J. Sandel nasceu em 05 de março de 1953, em Minneápolis, é filósofo, escritor e professor de filosofia política da Universidade de Harvard.
Suas principais influências filosóficas são John Locke, Immanuel Kant, John Stuart Mill, John Rawls, Charles Taylor e Michael Walzer.
Suas principais obras são: Justiça: o que é fazer a coisa certa, traduzida pela editora Civilização Brasileira em 2011; O que o dinheiro não compra, pela mesma editora em 2012 e, por último, em 2013, Contra a perfeição, também pela Editora Civilização Brasileira.
Vamos abordar neste trabalho apenas o capítulo 8 (Quem merece o quê / Aristóteles) que têm como principal objetivo nos levar a entender a ética e a política de Aristóteles1 a força