GEST O DA QUALIDADE
engenharia de produção – m2
portfólio 01
PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
portfólio 01
PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE
Respostas
.............................................................................................................
JOSEPH M.JURAN Joseph Moses Juran foi um dos mestres da gestão da qualidade. Nascido em 24 de dezembro de 1904, na cidade de Braila, na Romênia, após 1904 Juran e sua família se mudaram para Gurahumora, uma vila que fazia parte do Império Austro-Húngaro. Em 1909, seu pai, Jakob, deixa a família para ir morar nos EUA e, depois, em 1912, Juran e o restante da família vai para Minnesota (EUA) encontrar Jakob.
Os três pontos fundamentais da gestão da qualidade propostos por Juran são: o planejamento da qualidade, a melhoria de qualidade e o controle da qualidade. A partir de Juran, a qualidade passa a ser definida como o “desempenho do produto que resulta em satisfação do cliente”, ou seja, a qualidade deixa de ser algo apenas estatístico (ausência de deficiências) e passa a englobar a satisfação do cliente e o esforço para se evitar a “não satisfação” ocasionada por produtos defeituosos ou que ficam aquém da expectativa do cliente.
KAORU ISHIKAWA
Ishikawa aprendeu os princípios do controle estatístico da qualidade desenvolvido por americanos, Kaoru traduziu, integrou e expandiu os conceitos de gerenciamento do Dr. William Edwards Deming e do Dr. Joseph Moses Juran para o sistema japonês.
Ishikawa mostrou a importância das sete ferramentas da qualidade: Diagrama de Pareto Diagrama de causa e efeito
Histograma Folhas de verificação Gráficos de dispersão Fluxograma
Cartas de Controle Acreditou na