GEST O DA QUALIDADE
Introdução --------------------------------------------------------- 4
PDCA --------------------------------------------------------------- 5 - 7
Gráficos de Dispersão ----------------------------------------- 8 - 10
Cartas de Controle --------------------------------------------- 10 - 11
Conclusão --------------------------------------------------------- 12
Bibliografia -------------------------------------------------------- 13
INTRODUÇÃO
Para que seja implantado o sistema de gestão da qualidade são necessárias algumas ferramentas para analisar fatos e auxiliar na tomada de decisão. Neste trabalho será abordado sobre algumas ferramentas da Gestão da Qualidade, como: PDCA, Gráficos de dispersão e Cartas de controle. Serão citados os conceitos, a história, as definições, e as principais características dessas ferramentas, além de abordar a importância de cada uma delas na Gestão da Qualidade, citando suas vantagens e desvantagens. Estas ferramentas são de muita utilidade para a solução de problemas controle da qualidade, o objetivo de utilizá-las é chegar a um grau de eficiência em uma determinada atividade ou processo.
PDCA
É um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
As palavras em inglês que designam cada etapa do ciclo PDCA são: “Plan”, planejar; “Do”, fazer ou agir; “Check”, checar ou verificar e “Action”, no sentido de corrigir ou agir.
O PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade e permite o controle do processo. Foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”).
Importância da utilização do PDCA na Gestão da Qualidade
1. Planejamento: é o início de tudo. O passo que consiste em definir todas as metas e