gesso
Definição : Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio; são obtidos pela calcinação da gipsita natural, constituída de sulfato biidratado de cálcio geralmente acompanhado de uma certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio.
APLICAÇÃO: O gesso é utilizado na construção civil em diferentes aplicações, das quais as mais importantes são: plaquetas para forros, blocos para paredes, massas para revestimento de alvenaria, ornatos como sancas e molduras, moldes para produção industrial de louças sanitárias, além de chapas e massas para drywall, mas também é utilizado em outras areas como na medicina e odontologia para fazer moldes e imobilização.
Pode ser utilizado também para decoração, artesanato, etc.
TIPOS: Existem quatro tipos de gesso para a construção atualmente, que são o gesso fundição, o gesso revestimento, o gesso projetado e o gesso cola.
1) O gesso fundição é um gesso que possui uma pega rápida em torno dos cinco minutos ele já deve estar seco, muito utilizado na fabricação de blocos, placas, sancas e peças de decoração.
2) O gesso revestimento é caracterizado por ter uma pega mais lenta em torno de quarenta minutos para permitir maior manuseio na hora de sua aplicação, utilizado em revestimentos para paredes, tanto reboco quanto acabamento.
3) O gesso projeção tem a mesma finalidade do gesso revestimento, sua única diferença encontra-se na hora da aplicação, onde o revestimento é aplicado manualmente e o projeção é projetado por meio de uma maquina e possui um tempo de pega em volta de uma hora e meia, sua grande vantagem esta no tempo reduzido da aplicação, numa perca de material ainda mais reduzida e na limpeza do ambiente de trabalho (este suja bem menos que os outros)
4) O gesso cola possui componentes que faz ele funcionar como o próprio nome, ou seja, como uma Cola.