Gesso acartonado
Origem:
Esse material é fabricado essencialmente, a partir de gesso, água e alguns aditivos. O mineral de gesso encontra-se normalmente á superfície e a profundidade até 20 metros, extrai-se com a ajuda de explosões controladas que geram uma grande variedade de tamanhos de pedra.
Produzido industrialmente e com qualidade controlada, o gesso acartonado integra-se ao repertório dos profissionais brasileiros em todos os tipos de obra. Alguns arquitetos já afirmam que quem trabalha com o novo sistema não volta mais para a construção tradicional.
Muito comuns na Europa e Estados Unidos, os painéis de gesso acartonado vem ganhando o mercado brasileiro. A procura vem aumentando de 40% a 50% ao ano e mostra que o material vem conseguindo apagar a imagem de aparente fragilidade, prometendo tomar o espaço da tradicional alvenaria. Com muitas vantagens.
As placas de gesso acartonado substituem alvenarias e argamassa de revestimento em uma única operação, permitindo a fácil instalação dos dutos de água, energia e dados. O sistema consiste, basicamente, em uma estrutura interna que suporta painel de gesso, formando paredes mais ou menos espessas que podem, inclusive, ser de curvas. Assim, aplicam-se a divisórias ou acabamentos internos, em ambientes diversos, como cinemas, hospitais, hotéis e banheiros.
Para se obter os melhores resultados, o ideal, quando se pensa em construção seca com gesso, é que em primeiro lugar, tudo seja planejado cuidadosamente, especificando-se os pontos de instalação de prateleiras, peças sanitárias, pontos de água e de energia, sem improvisações. Em segundo lugar, é recomendável utilizar o sistema completo para que ele realmente traga benefícios.
A partir daí, há uma solução para cada projeto. Montada a estrutura principal, pode-se colocar uma ou mais placas, fazer tratamento acústico ou térmico, adicionar reforços necessários para sustentar armários ou pias, verificar onde serão usadas paredes especiais para umidade ou