Gesso acartonado
GESSO ACARTONADO
I. INTRODUÇÃO
Gesso acartonado é um tipo de vedação seca, conhecida também como DRYWALL, foi inventado nos Estados Unidos, no ano de 1898, por Augustine Sackett. Vem apresentando, no decorrer dos anos, maior participação no mercado da construção civil no Brasil.
A placa de gesso acartonado é produzida industrialmente, e leva no nome de suas matérias primas, o gesso e o papel cartão, conferindo respectivamente resistência à compressão e à flexão do produto acabado.
O sistema de vedações em drywall se aplica normalmente no interior da obra, como divisórias e forros, mas também existe o drywall para utilização externa, variando somente no tipo de estrutura, chapa e acabamento.
II. FABRICAÇÃO
As chapas são compostas por miolo de gesso endurecido entre duas camadas de papel cartão (tipo “kraft”). Esta combinação `sanduíche`de cartão – gesso – cartão, impede que ocorram as indesejáveis trincas devido a constantes dilatações do material com as amplitudes térmicas e a secagem da massa de gesso, visto que este já sai seco da indústria envolto no papel que lhe dá rigidez nas dilatações e impede o amarelamento do gesso. O cartão empregado nos painéis é fabricado exclusivamente para este fim e recebe tratamentos em sua composição e estrutura (que são regidos por normas internacionais).
[pic]
Comercializam-se no mercado brasileiro os seguintes tipos de chapas de gesso acartonado:
• Standard: Placa padrão, branca ou marfin, e=12,5 mm • Placa resistente à umidade (RU), verde; Nesta placa o silicone é utilizado como aditivo ao gesso e o papel Kraft contém hidrofugante. • Placa resistente ao fogo (RF), rosa. Nesta placa há a presença de fibra de vidro no gesso.
III. APLICAÇÃO
As placas de gesso acartonado devem ser fixadas sobre um plano