Gerência de Processos
Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Módulo 1 GERÊNCIA DE PROCESSOS
Antes de abordarmos os temas específicos relacionados a Sistemas Operacionais Abertos é necessário revisarmos a teoria da disciplina Sistemas Operacionais, onde o Universitário poderá firmar seus conceitos.
1. GERÊNCIA DE PROCESSOS
Um sistema operacional é quem gerencia os recursos computacionais num sistema. Isto é, organiza para que todos os recursos não tenham conflitos uns com os outros. Este controle é realizado por um módulo responsável pela supervisão e execução dos programas, que aloca os recursos necessários através do administrador conveniente, e controla a utilização da UCP pelos diversos processos.
A gerência de processo é responsável pelas seguintes áreas do sistema operacional, dentre outras: - Algoritmos e estruturas de dados para implementar processos e abstrações de recursos;
- Escalonamento de processos;
- Sincronização de processos;
- Estratégia para tratamento de bloqueios perpétuos (deadlocks);
- Parte dos mecanismos de proteção e segurança.
1.1. Processo
Um Processo é um programa em execução, e possui:
- Seção de texto (código)
- Contador de instruções
- Pilha
- Seção de dados
ATENÇÃO:
Processo é diferente de programa, visto que um programa pode ser repetidamente executado gerando vários processos.
Os processos podem ser classificados em:
-
I/O-bound: delimitados pelo tempo de I/O. Gasta mais tempo fazendo I/O do que computações, muitas vezes pequenas rajadas(bursts) de CPU.
1
SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS
Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br -
CPU-bound: delimitados pelo tempo e CPU. Gasta a maior parte do tempo fazendo computações. Realiza poucas rajadas longas de CPU.
Para que o sistema operacional possa gerenciar os processos é necessário um descritor de processo, também chamado de bloco de controle de processo (PCB – Process