Gerusa
B- labio leporino – é uma doença que se desenvolve entre a 4ª e a 12ª semana de gestação do feto e é caracterizada pela abertura na região do lábio do bebê recém-nascido.
C-Espinha bifida com meningomielocele na região lombar–
D- espinha bifida oculta –
A espinha bífida oculta é uma malformação congênita que se desenvolve no bebê no primeiro mês de gravidez e que se caracteriza pelo fechamento incompleto da coluna vertebral. Normalmente ela passa despercebida, no entanto, um dos sintomas é o crescimento de um tufo de cabelo nas costas da criança.
A espinha bífida oculta em L5 ou a espinha bífida oculta em S1 são exemplos do local na coluna vertebral onde a espinha bífida se formou. O diagnóstico da espinha bífida oculta pode ser feito através do ultrassom realizado na gravidez e de uma análise ao líquido amniótico.
E- complexo dandy walker (hidrocefalia) –
Hidrocefalia é o acúmulo anormal e excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóideo devido um aumento de produção de LCR, bloqueio ao trânsito ou déficit em sua reabsorção. Existem dois tipos de hidrocefalia: comunicante e não comunicante. Os fatores etiológicos são múltiplos, o diagnóstico baseia-se na anamnese, no exame clínico e no uso de ferramentas complementares como exames de imagem. O tratamento definitivo é cirúrgico, a não ser naqueles casos em que a causa subjacente possa ser tratada e controlada apenas com medicamentos. A derivação ventrículo peritoneal é a principal arma terapêutica. Os defeitos do tubo neural resultam de falha de fusão normal da placa neural para formar o tubo neural. O fechamento do tubo neural ocorre durante a 4a semana da vida fetal, é durante esse período que se determinam às