Geri's Game
*O curta vem como bônus do filme Vida de Inseto (1997).
Resenha do filme: Gary’s Game (o jogo de Gari)
O curta-metragem de animação O jogo de gari (Geri’s Game, Karen Dufilho, EUA, Pixar AnimationStudio, 1997, 4min.) com produção da Pixar Animation Studios. A animação vem como bônus do filme “Vida de Insetos”.
A animação se passa em um parque, onde nos é apresentado um personagem idoso, Geri, em uma mesa de xadrez. O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte.
No curta, Geri organiza as peças sobre o tabuleiro, sozinho no parque, a partida se inicia e, logo nos é mostrado uma disputa de Geri, com ele mesmo, só que sem óculos. Apesar do Geri (com óculos) demonstrar mais atenção, a partida caminha para vitória agressiva de Geri sem óculos. E após um check mate do Geri (sem óculos) seguido de várias tentativas de vitória, o Geri, com óculos, por meio da encenação de um ataque cardíaco, distraindo seu oponente. Interessante que quando o “com óculos” simula o ataque cardíaco, o “sem óculos” confere seus sinais vitais e percebe que está tudo bem. Mas já é tarde. O Geri “com óculos” inverte o tabuleiro e o jogo, acabando por ganhar a partida e recebendo a própria dentadura como prêmio!!!
O autor sugere uma reflexão a respeito da vida, expressa no jogo de xadrez e da velhice com o Geri, sem explicitar sua opinião sobre o tema, deixando que os espectadores tirem suas próprias conclusões sobre a situação: Solitude ou solidão? Senilidade ou perspicácia? Felicidade ou caduquice? A cena nos apresenta concepções positivas e negativas da vida e da velhice.
A obra desconstrói o pensamento de que a vida segue para velhice triste, assolada pela solidão e que o idoso seria incapaz de tomar decisões, nos mostrando que podemos nos divertir quando estamos bem com nossa própria companhia.
O curta é direcionado para todos os