Paralelo entre curso e projeto de extensão
RESUMO:
Este trabalho teve como objetivo traçar um paralelo entre as experiências vividas pela acadêmica e seus colegas no Programa Institucional com as disciplinas estudadas no primeiro ano do curso de Licenciatura em Música da Universidade. Foram abordados aspectos referêntes as disciplinas de Didática, Práticas Pedagógicas e até de Sociologia, assuntos vivenciados em aula com algumas turmas de Ensino Fundamental entendendo melhor um pouco da realidade das escolas públicas e trazendo melhores esclarecimentos às disciplinas voltadas ao ensino. Concluímos através deste que o PIBID nos possibilita, desde o ingresso à universidade, um contato com a sala de aula atualizando conceitos estudados nas disciplinas de cunho pedagógico entendendo melhor sua importância e função.
PALAVRAS CHAVE: Projeto, Licenciatura, Experiência, Ensino.
A Licenciatura:
Ao ingressar no curso de licenciatura é importante saber quais são as vertentes do curso e em que áreas um licenciado pode atuar. A estudante que aqui escreve, tinha consciência de que queria ser professora por haver pessoas interessadas em ter aula de canto e música.
Na licenciatura percebe-se muitos colegas que não possuem interesse pelas disciplinas que não são específicas de música. Ou seja, não compreendem a importância das disciplinas de licenciatura, o que deve ser claro desde o momento em que o aluno decide que curso realizar no vestibular. Em contrapartida alguns colegas após ingressar no curso desenvolvem um gosto pela idéia de transmitir o conhecimento.
Foque nas licenciaturas e na atuação dos egressos nessa parte.
Eventualmente é possivel ver alunos que diante de algumas limitações e dificuldades não se saem bem, se desmotivam e acabam desistindo do curso de licenciatura. Alguns até sugerem que não tinham a intenção inicial de almejarem a carreira de professores. fica Cereser