Gerenciando o futuro
A utilização do termo estratégia na administração trouxe uma perspectiva científica. Inicialmente utilizada em formulação de diretrizes e planejamento, a estratégia recebeu ênfase racional e científica da administração.
A TRANSPOSIÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA PARA GERÊNCIA
A transposição do conceito estratégia do sentido militar para a administração se fez necessária às mudanças crescentes e permitiu que uma série de idéias e métodos de planejamento de operações militares pudesse ser aplicada à gerência empresarial. Algumas semelhanças entres as estratégias militar e administrativa: Definição clara de objetivos x Gerência por objetivos (Drucker). Flexibilidade planejada x Flexibilidade estrutural dependente da estratégia, (Chandler)
A estratégia empresarial contemporânea é elaborada segundo incertezas provenientes de um ambiente com mudanças rápidas. Estratégia é um conjunto de decisões fixadas em um plano que integra missão, objetivos e sequência de ações administrativas. Pode ser guia de ação ou conjunto de resultados. Diferenças na formulação de estratégia militar e enpresarial: Concentra-se no indivíduo-estrategista x concentra-se na empresa: Estratégia Organizacional. Apresenta-se como uma arte x apresenta-se tanto como arte quanto ciência.
A PRÁTICA DA VISÃO ESTRATÉGICA
As rápidas mudanças ambientais provocaram nas empresas a criação de novos produtos e serviços e a busca de novos clientes e novas áreas de atuação. A aplicação da idéia de estratégia implantou a visão de longo prazo através de métodos analíticos. O planejamento estratégico veio preencher a necessidade de se utilizar métodos mais racionais e analíticos na criação de futuros alternativos pois um ambiente de constante mutação, exige um processo contínuo de formulação e avaliação de objetivos de ação e reação a