gerenciameto de obra
Este trabalho estuda o nível de produtividade da mão-de-obra na produção de alvenaria de vedação através de um estudo de caso realizado em um condomínio residencial localizado na cidade de Sidrolândia-Ms com base no Modelo dos Tempos e Movimentos. A pesquisa indica a necessidade de treinamento da mão de obra, incentivos para a qualificação dos operários e finalmente a necessidade de uma fiscalização sistemática dos trabalhos realizados para identificação e correção de problemas de forma a evitar o retrabalho ou recorrências. Ressaltamos também a importância das etapas de planejamento e programação da obra, pilares para a implementação de métodos racionais de produção.
Introdução
A mão-de-obra é um dos fatores mais importante em uma obra de construção civil, mão somente porque representa um custo significativo no contexto geral, mas pelo estar lidando com o ser humano, que possui uma problemática que deveria ser evitada na realização da obra.
A construção civil do ponto de vista critica apresenta um contexto de questões qualidade e produtividade como ferramentas potenciais para que se possa atingir melhor desempenho e competitividade. A produtividade está também diretamente ligada ao lucro, sendo que, empresas com altos índices de produtividade exigirão menores custos de produção, podendo oferecer produtos a preços mais baixos que seus concorrentes ou trabalhar com maiores margens de lucro.
Inicialmente foi realizada a previsão da produtividade de mão-de-obra de acordo com o Método de Previsão, no serviço de alvenaria, na construção das casas populares no bairro alto da figueira. Posteriormente, foram realizados levantamentos de produtividade das mesmas obras. Confrontou-se, então, os valores previstos com os levantados, no intuito de avaliar o nível da produtividade da obras participantes do estudo e, de buscar explicações para uma possível discrepância entre os valores previstos e os valores medidos.
Objetivo