Gerenciamento
INTRODUÇÃO: As organizações vêm passando por profundas mudanças conceituais em seus modelos estruturais. E cada vez mais se intensifica essas definições e pratica da ação dos enfermeiros no âmbito do gerenciamento dos Setores Administrativos ressaltando seu perfil e sua qualificação do profissional e as dificuldades que enfrentam. Eles vêem nesta estratégia uma nova proposta de (re)organizar as práticas e rotinas nas instituições de forma efetiva. Fortalecida pelo Pacto pela Saúde 2006-Consolidação do SUS com especial destaque a uma de suas diretrizes o conceito de ação como “... conjunto de objetivos e ações que contribuirão para a garantia do acesso e da integralidade da atenção, devendo as prioridades e responsabilidades definidas regionalmente estar refletidas no plano de saúde de cada município e do estado...”.
JUSTIFICATIVA: Visando incentivar a adoção desta nova (re) organização das práticas e rotinas de forma a contribuir significativamente para desenvolvimento de atividades interdisciplinares dentro do contexto social, com enfoque a valoração do profissional enfermeiro e do seu conhecimento e experiências tão importantes no processo de organização.
OBJETIVO: Descrever a experiência de enfermagem atuante em diversas áreas administrativas nos últimos cinco anos e execução do novo modelo de gestão.
MÉTODO: Relato de Experiência envolveu enfermeiras que foram inseridas nas áreas administrativas da unidade de saúde. Após o inicio das atividades da ação gerencial, foi proposto um encontro com o objetivo de estimular a refletir sobre os desafios vivenciados na unidade como profissionais de saúde, exercitando a dimensão gerencial administrativa, permitindo a construção de um conhecimento processual e dinâmico.
RESULTADO: O processo de inserção de enfermeiras em áreas de gerenciamento dos Setores Administrativos não sendo de competência exclusiva do enfermeiro oportunizou vivenciar e conhecer a