GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CONTRIBUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE
GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CONTRIBUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA
JUSTIFICATIVA
A construção civil é uma área onde suas atividades refletem em diversos impactos ambientais, desde a extração da matéria-prima, passando por sua produção e também nos canteiros de obras, onde os serviços são executados como cita John (2000) os números na construção civil brasileira são bastante altos, é a atividade econômica brasileira que mais consome recursos naturais e também a que mais gera resíduos urbanos.
É preciso pensar de que forma isso acontece e Ribeiro (2008) afirma que os resíduos que vêm das obras de construção e demolição são gerados por atividades na área da construção civil, através de vários meios como empresas construtoras, incorporadores imobiliários, empresas de pequeno e médio porte, prestadores de serviços à engenharia, órgãos públicos e empreiteiros de obra.
A massa gerada por resíduos de construção é muito grande, como estima Pinto (1999) que nas cidades brasileiras de médio e grande porte a massa dos resíduos gerados varia entre 41% a 70% dos resíduos sólidos urbanos. Isso evidencia o tamanho do problema que está acontecendo.
Um complemento são as informações de Guerreiro (2011) apud Teixeira (2006) de que 60% de todos os resíduos sólidos gerados nos centros urbanos são gerados pela construção civil. Desse total, 59% são de reformas domiciliares, 20% da construção de novas residências e 21% da construção de novos prédios.
Um caminho muito enfatizado pela mídia para realizar um controle do problema é através da ecologia, realizando a reciclagem dos resíduos, e também o caminho mais lúcido para gerenciar esse controle que tanto afeta o meio ambiente com essa falta de