movimentos literarios barroco e arcadismo
O que é Arcadismo:
Arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no começo do século XVIII, que ficou caracterizada pela valorização da vida bucólica, do campo e dos elementos da natureza.
O Arcadismo também era conhecido por Setecentismo (porque surgiu no começo dos anos 1700) ou Neoclassismo, devido ao interesse do retorno às tradições clássicas, vistas em alguns aspectos da antiguidade greco-romana, período este que foi chamado de Classicismo. Aliás, o nome Arcadismo se originou de uma região da Grécia Antiga, chamada Arcádia, onde supostamente era a morada do deus Pan.
Os escritores árcades buscavam o distanciamento da escola literária anterior, ou seja, o Barroco, que era caracterizado por seus exageros e excessos. Os autores assinavam os seus trabalhos com pseudônimos, que eram baseados nos pastores da poesia grega ou latina. Isso explica a presença da mitologia greco-romana e o pastoralismo nas obras.
Os poetas árcades escreviam sobre temáticas relacionadas com as belezas do campo e a paz da natureza, contemplando a vida simples, o "carpe diem". A crítica e o desprezo era contra a vida nas grandes cidades e centros urbanos, com toda agitação e problemas da vida moderna.
Os árcades eram formados pela sociedade burguesa da época, que repudiava o comportamento "selvagem" da vida social da época, preferindo a simplicidade do "homem natural", como ideal de vida, conforme representou o filósofo Jean-Jacques Rousseau.
Características do Arcadismo
Entre as principais características do Arcadismo, estão:
Obras inspiradas em modelos clássicos greco-latinos e renascentistas.
Influência da mitologia pagã e da filosofia francesa.
Poetas simples e humildes, pastoralismo.
Busca por valores da natureza.
Nativismo.
Narrativa em tom confessional.
Espontaneidade dos sentimentos.
Exaltação da pureza, beleza e ingenuidade.
Arcadismo no Brasil
O Arcadismo no Brasil surge em meados do século XVIII, no auge do ciclo de ouro em