RESIDUOS SOLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Campus I – Centro de Tecnologia
RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado à Professora Doutora , como pré-requisito para a aprovação da disciplina de Psicologia do Trabalho, cadeira do Curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal.
João Pessoa
2013
SUMÁRIO
1 introdução 4
2 gerenciamento dos resíduos sólidos na construção civil 6
2.1 como gerenciar os resíduos 6
2.2 a importancia de gerenciar os resíduos 7
3 CONsiderações finais 9
REFERÊNCIAS 10
ANEXOS 11
1 introdução
Os resíduos sólidos constituem aquilo que chamamos de lixo. São todos os tipos de resíduos, ou seja, tudo aquilo que não é aproveitado nas atividades humanas, proveniente de indústrias, comércios e residências, sejam eles sólidos ou não. Nessa definição enquadra-se esse lixo e todo aquele material que não pode ser jogado ao lixo, por ser altamente toxico ou prejudicial ao meio ambiente.
Segundo a ABNT “Resíduos é o que, nos estados sólido e semissólido, resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.” (NBR10004:2004).
Há algum tempo atrás, acreditava-se que os resíduos sólidos não apresentava nenhum valor a sociedade, porém esse conceito mudou e hoje, esses materiais podem ser reaproveitados para muitos fins. Todavia, apesar da grande maioria dos resíduos serem recicláveis, não é sempre que essa prática acontece.
Na construção civil não é diferente.