Gerenciamento de T.I
Mudança tem várias definições eruditas, mas possivelmente a mais adequada é a mais simples: Mudança é o processo de mover-se de um estado definido a outro
Mudanças aparecem como um resultado de problemas, mas muitas podem vir de benefícios buscados proativamente tais como redução de custos ou melhorias nos serviços. O objetivo do Gerenciamento de Mudanças é assegurar que métodos e procedimentos padronizados sejam usados para a resolução eficaz e rápida minimizando o impacto de incidentes relacionados com a mudança na qualidade do serviço, e consequentemente para melhorar as operações diárias da organização.
É particularmente importante que os processos do gerenciamento de mudança tenham uma visibilidade alta e canais abertos de comunicação para promover transições suaves quando mudanças acontecerem.
Enfim, o objetivo do gerenciamento de mudanças é garantir que métodos e procedimentos padronizados estejam sendo utilizados de maneira eficiente para minimizar os impactos no negócio causados por mudanças, ou seja, que as mudanças sejam registradas, avaliadas, autorizadas, priorizadas, planejadas, testadas, implementadas, documentadas e revisadas de maneira controlada.
2. Conceito do gerenciamento de mudança
Alterações nas características dos serviços de negócio ou na forma como ele é entregue podem resultar em necessidades de mudanças. Se partirmos da premissa de que todos os serviços em produção passaram pelos ciclos, onde foram avaliados, planejados, orçados, estimados, desenhados e aprovados, não podemos alterar algo que foi muito bem planejado.
Mudanças feitas sem esse planejamento aumentam o risco, causam impactos diretamente no negócio por falhas de segurança ou indisponibilidade. Essa abordagem permite que os riscos sejam minimizados através do planejamento que, uma vez aprovadas, sejam aprovadas nos seguintes requisitos: custo, prazo e qualidade.
Cada empresa pode definir gerenciamento de mudanças de