Gerenciamento de Tempo FGV
GERENCIAMENTO DO TEMPO
BARUERI
2015
SUMÁRIO
1.0 - Introdução:
No mundo dos negócios, os projetos cada vez mais tem se tornado uma ferramenta de suma importância na gestão estratégica das organizações, pois são vetores de mudanças, criação de estratégias e inovações que geram vantagem competitiva para as empresas.
Porém, hoje muitos projetos se iniciam, mas poucos alcançam seu nível de sucesso. Segundo pesquisas realizadas pela (PMSURVEY, 2010) existe um atraso na entrega de projetos em 78% das empresa e 61% das empresas também tem problemas para cumprir os custos do projeto.
Por isso cada vez mais o gerenciamento efetivo do tempo torna-se parte essencial para o alcance dos objetivos estabelecidos e apoio nas estratégias da organização. O gerenciamento do tempo influência inclusive no custo do projeto, pois sem o gerenciamento adequado há um grande número de replanejamento.
A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas pode ter um impacto significativo no sucesso de um projeto. (PMI, 2008ª,p.4).
1.1 – Motivação Do Trabalho:
Fazer o estudo de caso e utilizar as boas práticas em projetos, proporcionando recomendações para melhoria dos processos em gerenciamento do tempo na empresa xxx, bem como o estudo dos fundamentos, planejamento, ferramentas e principais técnicas utilizadas.
Um dos principais documentos de um projeto é o seu cronograma e a prática dos processos de gerenciamento do tempo nos permite desenvolver um cronograma, que seja exequível e coerente. A utilização de técnicas, tais como compressão do cronograma, nivelamento de recursos, determinação de dependências e análise do caminho critico, podem auxiliar na adequação do cronograma com as necessidades e restrições da empresa ao invés de elaborar um planejamento “de trás para frente” como habitualmente é feito nas organizações.