Gerenciamento de riscos
Gerenciamento do Riscos em Projetos
Projeto: Eco-Hotel
Grupo de trabalho:
Maurício Ruviaro
Renan dos Santos Almeida
Thiago Casanova
Professor:
Alessandro Prudêncio Lukosevicius
Gerenciamento de Projetos
Turma 17 – Joinville
Joinville, 31 de agosto de 2013
SUMÁRIO
1. Plano de Gerenciamento de Riscos
O gerenciamento de riscos do projeto será realizado com base nos riscos previamente identificados, bem como no monitoramento e no controle de novos riscos que podem não ter sido identificados oportunamente.
Todos os riscos não previstos no plano devem ser incorporados ao projeto dentro do sistema de controle de mudanças de riscos (Risk Change Control System).
Os riscos a serem identificados serão apenas os riscos internos ao projeto e os riscos provenientes de flutuações monetárias. Riscos relacionados ao mercado, ao ambiente macro da empresa ou à sociedade serão automaticamente aceitos sem análise e sem uma resposta prevista (aceitação passiva).
As respostas possíveis aos riscos identificados pelo projeto serão as aceitações passiva e ativa (através de contingências), a atenuação e a transferência através de seguro. Não será aceito como uma possível resposta ao risco o ato de evitá-lo, uma vez que não serão aceitas alterações no escopo que não sejam de caráter corretivo no produto final do projeto.
A identificação, a avaliação e o monitoramento de riscos devem ser feitos por escrito ou através de e-mail, conforme descrito no plano de comunicações do projeto.
2. Estrutura Analítica de Riscos (Risk Breakdown Structure)
3. Determinação da Matriz de Riscos
Determinamos as seguintes escalas de probabilidade (linear) e de impacto (exponencial).
Tabela XXX - Matriz de classificação de riscos
Probabilidade
Classificação
Impacto
Classificação
0,10
Muito Baixa
0,05
Fraco
0,30
Baixa
0,10
Pequeno
0,50
Média