Gerenciamento de riscos
UNIVERSIDADE DO PORTO
Relatório de Fisiologia
Análise e interpretação de um electrocardiograma
Trabalho realizado por:
Ano Lectivo: 2003/2004
Registo do Electrocardiograma
Derivações dos membros
Derivações bipolares dos membros
1. DI
[pic]
2. DII
[pic]
3. DIII
[pic]
Derivações unipolares aumentadas dos membros
1. aVR
[pic]
2. aVL
[pic]
3. aVF
[pic]
Derivações unipolares pré-cordiais
1. V1
[pic]
2. V2
[pic]
3. V3
[pic]
4. V4
[pic]
5. V5
[pic]
6. V6
[pic]
Análise do Electrocardiograma
1.) Documentação
Nome do paciente:
Idade:
2.) Características do registo
Aspectos técnicos: Durante o registo do electrocardiograma, o paciente manteve-se deitado numa marquesa suficientemente grande para suportar todo o corpo. Permaneceu em repouso e relaxado. A última refeição foi ingerida 3 horas antes da realização do registo. Estabeleceu-se um bom contacto entre a pele e o eléctrodo. Para tal, aplicou-se um gel sobre a pele, que estava previamente limpa. Procedeu-se à colocação dos eléctrodos na sua posição correcta e o paciente e a máquina foram convenientemente ligados à terra (através da perna direita).
Padronização: Utilizou-se um electrocardiógrafo devidamente calibrado. Realizou-se o registo do ECG em papel electrocardiográfico com intervalos de 1mm entre as linhas verticais e horizontais. Em intervalos de 5mm está presente uma linha mais carregada. A velocidade do papel foi de 25mm/s: cada mm na horizontal corresponde a 0,04s. Nas linhas verticais é registada a voltagem (em mV), sendo que 1 mV produz uma deflexão de 10mm.
3.) Interpretação
Frequência cardíaca: 0 ritmo ventricular é regular (a distância entre duas ondas R consecutivas é constante). A frequência cardíaca é de aproximadamente 56 batimentos por minuto