Gerenciamento de Resíduos
Os grandes avanços que a tecnologia e a ciência tomaram nas ultimas décadas, é incomparável. O ambiente está decompondo, para tomar novas providências para as gerações futuras, para uma melhor qualidade de vida.
No Brasil, atualmente são gerados milhares de toneladas de resíduos diariamente, e assim as indústrias químicas, estabeleceram procedimentos para segurança e transporte distribuição de produtos químicos, proteção e gerenciamento de resíduos. Grandes empresas investem em procedimentos que diminuem o impacto de resíduos químicos. Esta problemática quase sempre é evitada até o momento em que acarretam ameaças, iniqüidades e conflitos ambientais mais graves às pessoas que estão diretamente ligadas a esses contextos, tais como as populações que habitam o entorno de áreas degradadas, a exemplo, daquelas onde a deposição de resíduos se apresenta potencial e efetivamente com altos níveis de poluição e contaminação.
Esse gerenciamento traz uma mudança de atitudes, pois é uma atividade que traz resultados em médio e longo prazo, sendo um compromisso na área de educação ambiental em uma sociedade moderna. Os produtos químicos podem trazer contato com substâncias perigosas, mesmo matérias de baixo custo e do dia a dia para realização de experimentos.
As propriedades químicas são aplicadas nos resíduos em diversos tratamentos, sua segregação é muito importante, pois permite o reaproveitamento deles em novos experimentos, mesmo não sendo produtos ‘’puros’’.
Os impactos ambientais do meio ambiente, não apenas como um conjunto de elementos naturais interagindo entre si, mas envolvendo a interação destes elementos tendo a ação do homem como principal agente transformador, consideramos que algumas formas dessas relações podem causar danos ambientais irreparáveis ou irreversíveis se não forem controladas ou amenizadas através de medidas racionais visando sua conservação.
Nesses programas, os resíduos são separados em três grandes