Gerenciamento De Res Duos
Geleia de Mirtilo Diet com Flocos de Quinoa
João Rodrigo dos Santos
Maria Filadelfo
Vanessa Góes
3ºL
Maio – 2014
Sorocaba -SP
No processo de produção da geleia de mirtilo diet com flocos de quinoa, é gerado alguns tipos de resíduos, que por sua vez, deve ser gerenciado corretamente para obter um baixo impacto ambiental e também para a não contaminação para o seres humanos. Esses resíduos podem ser classificados quanto a suas características físico-químicas como: resíduos físicos secos (papel, plásticos, papelão) e resíduos químicos orgânicos (cascas, bagaços e sementes de frutas). A água residuária da lavagem e despolpa do mirtilo, também é realizado um gerenciamento correto, para evitar possíveis contaminações ao meio ambiente. O correto gerenciamento desse materiais, contribui significativamente para o bom preservamento do meio ambiente e dos seus recursos naturais, além de evitar malefícios para a saúde humana.
1. Resíduos Físicos Secos
Os materiais utilizados nesse processo como papel, plástico e papelão, se classifica de acordo com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 10.004, como classe II (não-inertes) que são aqueles que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. Uma escolha de destinação desses resíduos industriais com boa relação custo-benefício, é o aterro sanitário, que é a utilização de técnicas que permitem a disposição controlada destes resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública, e minimizando os impactos no meio ambiente. Essa técnica consiste em confinar esse tipo de resíduo na menor área e volume possíveis, cobrindo-os com uma camada de material inerte no final de cada jornada de trabalho ou intervalos menores, caso necessário.
Após essa etapa é realizada uma Impermeabilização (Cobertura Final) para que possa garantir que a taxa de infiltração na área seja a