Trabalho Politica Publica
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA
POLÍTICA PÚBLICA DE TRANFERÊNCIA DE RENDA
Danieli Andrade, 77864
Larissa Eustáquio, 77870
Trabalho apresentado à professora Maria das Dores Saraiva de Loreto, como parte das exigências da disciplina ECD 312– Economia Familiar do curso de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa.
VIÇOSA – MG
2013
1. RESUMO
O seguinte trabalho aborda uma das politicas publicas de grande importância no Brasil, o Bolsa Família. Analisamos as condições necessárias para obter este beneficio, as influencias na vida das famílias de baixa renda como o aumento da frequência escolar e a vacinação das crianças e adolescentes. Obtivemos também as divergências do programa, relativo à oposições diante aos beneficiários, ora incentivo ora acomodação. Contudo o BPF atinge seus objetos de forma eficaz, sendo referência de politica pública não só no Brasil, mas também em países vizinhos.
2. INTRODUÇÃO
Dentre os programas de transferência de renda no Brasil, destaca-se o Bolsa Família, que atende famílias em situação de pobreza, ou seja, que possuem renda inferior a R$ 70,00 per capita, o valor recebido varia de acordo com as necessidades, levando em conta o numero de membros, contribuindo para que estas saiam da situação extrema de pobreza, adquirindo acesso às necessidades básicas em busca de qualidade de vida. Ressalta-se como objetivo do trabalho identificar a importância do programa para as famílias brasileira, quais delas são beneficiadas, quais são seus impactos, as vantagens e desvantagens apontadas, os problemas enfrentados. O estudo de uma politica publica que auxilia no desenvolvimento educacional, da saúde e direitos sociais, é de grande importância já que ao longo de seus 10 anos de existência obteve resultados nítidos na melhoria de vida de diversas famílias, além de proporcionar o