Gerenciamento de recursos materiais
INTRODUÇÃO: Toda instituição, seja ela pública ou privada, necessita de um adequado gerenciamento dos recursos materiais para que se realize o bom funcionamento da assistência à saúde. Pode-se dizer que o gerencimento dos materiais, influencia tanto os recursos financeiros, quanto os recursos humanos. Onde, o resultado desse processo tem a finalidade de garantir assistência à saúde de indivíduos e comunidades com qualidade e baixo custo, de modo que haja um grande grau de satisfação para todas as partes.
O que é gerenciamento de recursos materiais? O Gerenciamento de recursos materiais é o conjunto de práticas que assegurem materiais em quantidade e qualidade de modo que os profissionais possam estar desenvolvendo seu trabalho sem correr riscos e sem colocar em risco os usuários dos serviços, tendo em vista a garantia da continuidade da assistência com qualidade e com um menor custo. (CASTILHO, 2005). Segundo Chiavenato (1991), “a administração de materiais consiste em ter os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo...”
Objetivo do gerenciamento A importância do Gerenciamento de Recursos Materiais pode ser demonstrada, por exemplo, quando se observa o quanto os materiais representam em termos de destinação de recursos nas organizações. Em uma empresa os recursos materiais chegam a representar 75% do capital, e em instituições de saúde significam cerca de 45% das despesas (CASTILHO, 1991). Nas instituições de saúde o papel do Gerenciamento de Recursos Materiais não é diferente das demais organizações, pois o seu objetivo é coordenar as atividades de compra, armazenamento, distribuição e controle, de modo a que se garanta o suprimento de todas as áreas do serviço. (PATERNO, 1990)
Classificação dos materiais
Os materiais em unidades hospitalares são